QRZ Call Sign Lookup

Sep 232013
 

Matéria do site oficial da Prefeitura de Duque de Caxias:

http://duquedecaxias.rj.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=748:radioamadores-participam-de-encontro-em-duque-de-caxias&catid=22:noticias-da-defesa-civil&Itemid=255 

 
DEMONSTRAÇÃO DE RADIOAMADORISMO
O 1º Encontro de Radioamadores de Duque de Caxias teve com objetivo principal, a demonstração das várias modalidades do radioamadorismo em situação de emergência, para um público leigo no assunto. As  equipes puderam demostrar para esse público, a capacidade dos radioamadores em prover comunicações de emergência. Foram montadas 10 barracas que foram cedidas pelo quartel do Corpo de Fuzileiros Navais em Caxias. O Sub-oficial (FN-IF)Fábio PY1ZV, serve e teve participação nesse empréstimo das barracas. Em cada barraca, tinha mesas e cadeiras. As barras foram montadas na sexta feira, dia 20/SET/2013. Para todos os integrantes das equipes de demonstração, foi servido almoço, constando de uma quentinha  + um refrigerante. Todos aqueles que foram ao encontro, tiveram a sua disposição, água gelada gratuita e duas barracas com lanches rápidos a preços acessíveis. Foram essas as equipes que fizeram a demonstração:

 

 

 
GRUPO DE RADIOAMADORES DE TERESÓPOLIS – GRATE
GRATE levou para a demonstração, um módulo de operação em emergência, onde, dependendo da situação, poderá ser operado em VHF, UHF e HF, com alimentação via energia elétrico ou bateria. Levou também uma repetidora, que foi ligada e demonstrada a operação.

 

 

 

RIO DX GROUP – PETROPOLIS
 

RIO DX GROUP, demostrou através de vídeos sendo exibido em um telão, a importância do radioamadorismo para unir os povos do planeta. Fez uma exposição de sua premiação em concursos e contestes nacional e internacional. Montou também uma estação de HF, onde foi demonstrada as transmissões a longa distância, utilizando o N1MM.

 

 

 

CASA DO RADIOAMADOR DE NILÓPOLIS – CRAN

 

A casa do radioamador de Nilópolis, demostrou a importância das transmissões em código Morse, causando muitas curiosidades nos visitantes. Foi na barraca do CRAN, que o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso teve a oportunidade de fazer um contato em HF, falando com um radioamador em Barbacena, MG.

 

 

 

GRUPO DE RADIOAMADORES DE NOVA FRIBURGO – GRANF
 
GRANF fez uma demonstração de operação em situação de emergência. Toda a sua demonstração foi feita em QRP e usando apenas bateria. Essa operação causou muitas curiosidades pela simplicidade dos equipamentos, com tamanha eficiência.

 

 

REDE DE OPERADORES DE EMERGÊNCIA – ROER DE PETRÓPOLIS
 

 

 

ROER, fez uma demonstração de todos os seus equipamentos para operação em emergência. Levou sua própria barraca, e já na montagem da mesma, demostrou o alto grau de eficiência. Em poucos minutos a barraca estava montada. Em seguida, montou uma antena quadra cúbica e expôs todos os equipamentos em seu mostruário, no interior da barraca. Também montou uma repetidora. 

 

 

 

GRUPO DX CARIOCA
Grupo DX Carioca foi o responsável convidado para suprir as comunicações no local do Evento, o que fez com maestria.  Demostrou como é fácil acionar as repetidoras que estão na região serrana do estado do Rio de Janeiro, usando uma antena móvel instalada em um tampa de bueiro atrás da barraca. A equipe do DX CARIOCAdemonstrou grande profissionalismo.

 

 

 

 

 

Durante todo o evento, foram realizadas as seguintes palestras:

 

1ª palestra:
Iniciação ao Radioamadorismo.
Palestrante: PY1DO HAMILTON
 
2ª palestra:
Comunicações a Longa Distância.
Palestrante: PY1ZV FÁBIO
 
3ª palestra:
Código Morse
Palestrante: PY1MT MARCELO
 
4ª palestra:
PX – Faixa do Cidadão.
Palestrante: PY1LIF ÂNGELO
 

 

prefeito Alexandre Cardoso, discursa com a camisa do RIO DX GROUP
AGRADECIMENTOS
 

LABRE-RJ agradece ao Sr. Prefeito de Duque de Caxias Alexandre Cardoso, pela presença no evento e pela forma amiga como tratou as equipes durante sua visita as barracas. Ao vestir a camisa que recebeu do Rio DX Group no auditório, demostrou para todos nós, radioamadores, seu apoio ao radioamadorismo e aos radioamadores.  Agradece ao Sr. Secretario de Defesa Civil de Duque de Caxias, Sr. Ten. Coronel Marcello Silva Costa, que imbuído de um sentimento de ajuda ao próximo, foi incansável durante o transcorrer do evento, atendendo a todos com muita dedicação e trabalhando junto com todos nós. Agradece a Subsecretária de Defesa Civil de Duque de Caxias, Sra. Rosane Lopes, falar de dana Rosane Lopes, é falar de uma pessoa que parece conviver com o radioamadorismo há muito tempo. Em momento algum, dona Rosane deixou de atender um chamado daqueles que ali estavam. Todos queriam sua presença em suas barracas.                      

crianças no rádio – o nosso maior legado

Agradecer a todo o efetivo da Defesa Civil de Duque de Caxias, do mais antigo ao mais moderno integrante. Agradecer aos voluntários doProcesso Apell, que sem eles esse evento não teria o sucesso que teve. Agradecer a todos os Radioamadores do Estado do Rio de Janeiro que compareceram ao Encontro. Agradecer a esse incansável, Agente de Defesa Ambiental, João Ariel Blanco Ferreira, Coordenador do GAE do Processo Apell. O Ariel, com você aprendemos que tudo é possível quando temos vontade de fazer. Foram muitas reuniões, muitos telefonemas, muitos emails. Quero, em nome da LABRE-RJ e das equipes que participaram,  agradecer a você por tudo e pela confiança depositada em todos nós. Agradecer também ao Sr. PY1LIF Ângelo, Agente da Defesa Civil de Duque de Caxias, pelo empenho para que esse evento obtivesse o sucesso que teve.

 

 

PU1MDT FERRAZ – PU1KRB – GETULIO – E SEU FILHO
 
– Registramos e agradecemos a presença do Sr. Getúlio Francisco Gomoes, PU1KRB, e seu sub-diretor da LABRE-RJ na Região Serrana, Centro Norte Fluminense e Coordenado da RENER no município de Bom Jardim, RJ, e seu filho. O nosso muito obrigado.
– Registramos e agradecemos a presença do Sr. Marcelo Ferraz, PU1MDT, Estação Coordenadora da RENER no Município de Magé, RJ. O nosso Muito Obrigado.
– Registramos e agradecemos aos  representantes do Rádio Clube de Volta Redonda.
– Registramos e agradecemos a presença dos radioamadores de Campos dos Goytacazes.
– Registramos e agradecemos a presença do PY1GG, Ribeiro de Maricá
 

Senhores Presidentes dos Grupos:

 

RIO DX GROUP, 
Casa do Radioamador de Nilópolis – CRAN, 
Grupo de Radioamadores de Nova Friburgo – GRANF
Grupo DX Carioca 
Rede de Operação de Emergência de Radioamadores –  ROER
Grupo de Radioamadores de Teresópolis – GRATE
 
 
É uma honra para todos da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE-RJ, compartilhar, conviver, e aprender com aqueles que realizam, transformam e não desistem de seus sonhos. Nosso profundo agradecimento pela parceria, que sem a qual, a LABRE-RJ não teria condições de montar um mega evento como o que foi o 1º ENCONTRO DE RADIOAMADORES DE DUQUE DE CAXIAS.  BRAVO/ZULU

LABRE-RJ – Compromisso com o Radioamadorismo.

 

Veja abaixo, fotos do evento:

Fotos tirada pela  ROER. Click  AQUI
Fotos Tiradas pelo DX Carioca. Click AQUI
Fotos tiradas pelo GRATE. Click AQUI
fotos tiradas pelo RIO DX GROUP E LABRE-RJ. Click AQUI
Video do RIO DX GROUP AQUI

Matéria original: http://www.py1aa.blogspot.com.br/2013/09/1-encontro-de-radioamadores-de-duque-de.html

 

 

 23/09/2013  Posted by at 10:30 Encontros  Add comments